terça-feira, 30 de outubro de 2012

O receptor

O principio básico de um receptor de rádio é fazer com que ondas eletromagnéticas produzidas por um circuito elétrico transporte informações a longa distancia pelo espaço;
Sua formação básica incorpora tais componentes:
·         Antena: responsável por converter a onda de rádio recebida em corrente elétrica;
·         Demodulador: separa a onda moduladora da portadora;
·         Amplificador: aumenta a potência das oscilações elétricas;
·         Auto-falante: converte impulsos em ondas sonoras;
A saída do som do receptor é feita por auto-falantes ou fones de ouvido.
Essa saída incialmente era realizada por uma válvula de raios catódicos, a qual quando incorporada à um circuito elétrico faz com que a corrente se desloque em um único sentido. Além disso, uma rede situada entre o cátodo e o ânodo impõe um potencial elétrico possibilitando diminuir o fluxo de elétrons, fazendo com que a válvula também funcione como um amplificador, daí então é possível obter uma cópia do som que deu origem ao sinal.
Devido ao seu grande tamanho e alto consumo de energia, a válvula foi substituída pelo transistor, o qual recebe um sinal de rádio e faz com que os elétrons presentes em suas camadas passem a fluir numa intensidade proporcional ao sinal de rádio. Dessa forma, a corrente modificada torna-se um cópia amplificada do sinal.
Apesar de não possuir a mesma qualidade sonora da válvula, o transistor apresenta vantagens devido ao seu pequeno tamanho, baixo consumo de energia e maior durabilidade, fazendo com que os circuitos passassem a ser integrados por vários transistores.
As ondas eletromagnéticas originadas pelo transmissor, ao chegarem na antena impulsionam uma pressão elétrica, causando uma corrente alternada (é uma corrente elétrica a qual o seu sentido varia em função do tempo) de fraca intensidade. Essa corrente então, tem sua intensidade aumentada pelo amplificador de radiofrequência, logo após é conduzida ao demodulador onde se separa as ondas de radiofrequência das de audiofrequência, isto é, a corrente alternada de audiofrequência  que contém a mensagem é separada da portadora.
Essa corrente chega ao amplificador de áudio, onde tem sua potência aumentada, finalmente ao chegar no alto-falante são emitidas as ondas sonoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário